A Polícia Militar do Distrito Federal informou, por meio da comandante-geral, coronel Ana Paula Barros Habka, que será encaminhado ao Governo do DF um pedido para realização de um novo concurso destinado ao cargo de soldado. A declaração foi dada em entrevista ao podcast institucional da corporação.
A comandante ressaltou que houve reforço do efetivo nos últimos anos e que ainda há convocações a serem realizadas do processo seletivo de 2023 para o curso de formação. Os estudos internos para uma nova seleção vêm ocorrendo desde 2024, com a expectativa de formalizar a solicitação de autorização e realizar o certame até 2027.
Requisitos previstos para ingresso
- Nível superior completo;
- Idade entre 18 e 30 anos;
- CNH categoria B;
- Altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.
Remuneração
Segundo dados da Secretaria de Economia do DF, o subsídio atual de soldado é de R$ 5.775,26. No topo da carreira, na graduação de subtenente, o valor é de R$ 10.215,16.
Organizadora contratada
Embora a seleção para soldados ainda dependa de autorização, a corporação mantém contrato com o Cebraspe para organizar concursos até 2028. O acordo permite a realização de mais de um processo seletivo de forma simultânea ou em períodos distintos, conforme a necessidade, e busca padronizar procedimentos para evitar inconsistências.
Como foi a seleção mais recente
O último concurso para soldados, conduzido pelo Instituto AOCP, ofertou 2.100 vagas. As provas objetiva e discursiva foram aplicadas em maio de 2023 para mais de 35 mil inscritos. A avaliação objetiva contou com 80 questões distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – 10
- Língua Inglesa – 4
- Matemática e Raciocínio Lógico – 9
- Atualidades – 7
- Legislação aplicada à PM DF – 10
A prova discursiva consistiu em uma redação.
Demais etapas
Além das avaliações escritas, os candidatos foram submetidos a Teste de Aptidão Física, exames psicológico e médico, bem como à sindicância da vida pregressa e investigação social.