O Ministério Público de Alagoas informou nesta segunda-feira, 19, por meio de suas redes sociais, que o edital do novo concurso para servidores está muito próximo de ser publicado. A divulgação pode ocorrer a qualquer momento.
Em uma peça criativa, o órgão exibiu uma animação com um “edital” em movimento, puxando uma mala, acompanhada da frase “Estou chegando, viu?”.
Na legenda, a mensagem reforçou que, embora o documento ainda não tenha sido oficializado, ele já “bate à porta”, sugerindo que os interessados intensifiquem a preparação, revisem conteúdos e mantenham a disciplina.
Para a área de apoio, a banca organizadora está definida desde dezembro de 2025, com contrato firmado com a Fundação Carlos Chagas (FCC). Na ocasião, foi registrada a assinatura do acordo e, a partir disso, os trabalhos técnicos e operacionais passaram a incluir definição de cronograma, elaboração do edital e demais providências.
Segundo o próprio órgão, a expectativa era de que o edital fosse publicado até o fim de janeiro. Assim, o documento pode sair a qualquer momento.
Veja os possíveis cargos do concurso
O quantitativo de vagas ainda não foi oficializado, mas a projeção é de pouco mais de 20 oportunidades, distribuídas entre carreiras de técnico e analista, em diversas áreas. Em outubro, um representante da comissão organizadora informou que a seleção estava em fase inicial de planejamento. Na mesma ocasião, foi ressaltada a necessidade de recomposição do quadro, diante do déficit atual.
Levantamento recente aponta 86 postos vagos no MP AL, com maior concentração em Analista – área Jurídica.
Relação de vacâncias por cargo/área
- Analista – Comunicação Social: 3
- Analista – Arquivologia: 1
- Analista – Assistência Social: 2
- Analista – Engenharia Civil: 2
- Analista – Engenharia Elétrica: 1
- Analista – Estatística: 2
- Analista – Pedagogia: 1
- Analista – Psicologia: 2
- Analista – Gestão Pública: 12
- Analista – Jurídica: 51
- Analista – Administração de Redes: 1
- Analista – Administração de Banco de Dados: 1
- Analista – Desenvolvimento de Sistemas: 3
- Técnico: 1
- Técnico – Tecnologia da Informação: 3
Para técnico do Ministério Público, exige-se nível médio, com remuneração inicial de R$3.580,72.
Para analista, é necessário nível superior, com vencimentos iniciais de R$6.243,37.
Além da seleção para a área de apoio, está prevista a realização de novo concurso para o cargo de promotor de Justiça, com expectativa de lançamento também em 2026.
Como foi o concurso de 2018
O último concurso para a área de apoio ocorreu em 2018, com 15 vagas imediatas mais cadastro de reserva para níveis médio e superior. A organização ficou a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Nível médio (técnico)
- Técnico: 2 vagas
- Técnico em TI: 1 vaga
Nível superior (analista)
- Administrador de Redes: 1 vaga
- Comunicação Social: 1 vaga
- Área Jurídica: 4 vagas
- Desenvolvimento de Sistemas: 1 vaga
- Gestão Pública: 1 vaga
- Assistente Social: 1 vaga
- Auditor do MP: 1 vaga
- Engenheiro Civil: 1 vaga
- Psicólogo: 1 vaga
- Biblioteconomia: cadastro de reserva
- Administração de Banco de Dados: cadastro de reserva
- Contador do MP: cadastro de reserva
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação aplicada ao MP AL e Conhecimentos Específicos. A validade do certame foi de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final.