Avançam, no início de 2026, os preparativos para o novo concurso da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).
O edital está em fase de ajustes e deve oferecer mais de 50 vagas, distribuídas entre os níveis médio, técnico e superior.
A organização ficará a cargo da Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), responsável pela elaboração do edital, recebimento de inscrições e aplicação das provas, com estimativa de publicação a partir de fevereiro.
Cargos previstos
- Auxiliar de topógrafo;
- Técnico administrativo;
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Técnico em Edificações;
- Técnico em Agrimensura;
- Técnico Químico;
- Topógrafo;
- Administrador;
- Advogado;
- Analista Ambiental Biólogo;
- Analista Ambiental Geólogo;
- Analista Ambiental Gestor Ambiental;
- Analista de Controle Interno;
- Analista de Recursos Humanos;
- Analista de Sistemas;
- Arquiteto;
- Assistente Social;
- Contador;
- Economista;
- Engenheiro Ambiental;
- Engenheiro Civil;
- Engenheiro Eletricista;
- Engenheiro Mecânico;
- Engenheiro Químico;
- Engenheiro Sanitarista;
- Estatístico;
- Pedagogo.
As remunerações ainda não foram informadas. A lista de cargos pode ser ajustada até a publicação do edital, com possível inclusão de novas funções.
A Coseac/UFF está definida como organizadora desde 2022 e o contrato foi renovado no ano passado. Em janeiro de 2026, a administração municipal não confirmou oficialmente um prazo para abertura das inscrições.
Cronograma e histórico
Havia a expectativa inicial de realização de provas em 2023, o que não se concretizou. O município atribuiu o adiamento ao planejamento e à conclusão do Plano de Cargos e Salários.
Este deverá ser o primeiro concurso público específico da Sanemar. Em 2018, a companhia foi contemplada dentro de uma seleção geral do município.
No processo anterior, também organizado pela Coseac/UFF, a prova objetiva teve 50 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
Sobre a Sanemar
A Sanemar executa serviços de esgotamento sanitário e coopera com o abastecimento de água em Maricá, com foco na melhoria da qualidade de vida e na proteção ambiental.
Constituída oficialmente em 2019, a companhia foi criada para acelerar investimentos em saneamento e ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, fortalecendo a saúde pública preventiva.