Após o governo estadual sinalizar a publicação de um novo edital, a Polícia Civil de Pernambuco atualizou a comissão responsável por conduzir e acompanhar o último processo seletivo. A portaria com os nomes foi publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de janeiro.
A atualização se refere ao concurso aberto em 2023, que ofertou 250 vagas para agente de polícia e 150 para escrivão. Cabe ao grupo a normatização e o acompanhamento das etapas da seleção.
Em princípio, a recomposição da comissão não está vinculada diretamente ao próximo edital. No entanto, como os preparativos para uma nova seleção foram confirmados pelo governo, é possível que os membros também colaborem na estruturação do novo certame.
Além da Polícia Civil, estão previstos novos concursos para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica do estado.
Vagas e requisitos do último concurso da PC-PE
Os editais da área de Segurança Pública em Pernambuco foram divulgados no fim de 2023. Na Polícia Civil, foram oferecidas 445 vagas, distribuídas entre 45 para delegado, 250 para agente e 150 para escrivão.
As carreiras exigiram nível superior e Carteira Nacional de Habilitação. À época, as remunerações iniciais informadas eram de cerca de R$ 4.700 para agente e escrivão e R$ 10.930,51 para delegado.
Concurso PC-PE: novo edital até o primeiro semestre de 2026
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, indicou que os novos concursos da área de Segurança, incluindo o da Polícia Civil, devem ser lançados no primeiro semestre de 2026, com possibilidade de publicação dos editais até junho. Em novembro, ele havia mencionado a expectativa de publicações até março de 2026.
Segundo o secretário, já foi realizado um levantamento preliminar de vagas junto às corporações. O quantitativo foi encaminhado à Secretaria de Administração para avaliação orçamentária e definição do que poderá ser autorizado.
Próximo passo: escolha da banca organizadora
Com vagas, cargos e áreas definidos, o governo deverá avançar para a contratação da banca organizadora, responsável pelas inscrições e aplicação das provas. A gestão estadual informou que os trâmites para essa contratação estão em andamento a fim de viabilizar os certames das forças de segurança.
Nos concursos anteriores, a organização da seleção da Polícia Civil de Pernambuco ficou a cargo do Cebraspe, enquanto os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram conduzidos pelo Instituto AOCP.
Como foram as etapas dos últimos concursos
Na Polícia Civil, o concurso anterior contou com as seguintes fases:
- prova objetiva;
- prova discursiva;
- prova prática de digitação;
- exame médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- avaliação psicológica;
- investigação social;
- prova oral;
- Curso de Formação Profissional (CFP);
- avaliação de títulos.
Na prova objetiva, foram cobrados conteúdos de Noções de Direito e Conhecimentos Específicos.
Para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, as etapas incluíram provas objetiva e discursiva, avaliação médica, teste de aptidão física, avaliação psicológica e curso de formação.