O governo do Piauí confirmou nesta terça-feira, dia 30, a autorização para um novo concurso da Polícia Militar do Estado do Piauí. De acordo com o anúncio do governador Rafael Fonteles, o decreto que abre caminho para a seleção será publicado ainda hoje.
A previsão inicial é de mais de mil oportunidades, sendo 500 para nomeação imediata, com o objetivo de reforçar o efetivo em todo o território piauiense. A distribuição das vagas entre soldados e oficiais será detalhada no ato autorizativo e em documentos posteriores.
O Executivo estadual destacou que o reforço de pessoal integra um conjunto mais amplo de ações na área de Segurança Pública. Para 2026, o orçamento destinado ao setor deverá praticamente dobrar em relação ao aprovado em 2022, com prioridade para iniciativas baseadas em integração entre forças e uso de inteligência, com foco em resultados concretos na redução da criminalidade.
Governo projeta nomeação de até 4 mil agentes em 2026
Segundo o governo, o estado vem ampliando e valorizando os quadros da segurança. Nos últimos anos, foram concedidas mais de 4 mil promoções na PM-PI e nomeados mais de 2 mil novos policiais militares. Em 2025, mais de 600 policiais reforçaram o efetivo nas diversas regiões do Piauí.
A meta é chegar, até o fim de 2026, à nomeação de 4 mil novos profissionais da Segurança Pública, incluindo policiais militares, policiais civis, policiais penais e bombeiros militares.
Como foram os últimos concursos da PM-PI
Os concursos mais recentes foram lançados em 2021, com 1.040 vagas: 1.000 para soldados e 40 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Na ocasião, exigiu-se para soldado: ensino médio completo e idade entre 18 e 35 anos. Para oficial: diploma de graduação em Direito e idade entre 21 e 35 anos. Para ambos os cargos houve exigência de altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.
As remunerações iniciais à época eram de R$ 3.470,66 para soldado e de R$ 6.170,09 para oficial. A organização do certame ficou a cargo do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe).
Soldado
- Língua Portuguesa: 14 questões
- Matemática: 14 questões
- Conhecimentos Gerais: 6 questões
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 7 questões
- Noções de Direito (CF, CE/PI, CP e Legislação Especial): 13 questões
Oficial
- Língua Portuguesa: 6 questões
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 4 questões
- Legislação Especial Aplicada à Segurança Pública: 4 questões
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
- Direito Constitucional: 5 questões
- Direito Administrativo: 5 questões
- Direito Penal: 5 questões
- Direito Militar: 7 questões
- Direito Processual Penal Militar: 7 questões
- Segurança Pública: 6 questões
Com a autorização oficial em andamento, o próximo passo será a publicação do decreto e, posteriormente, do edital com todas as regras, cronograma e distribuição detalhada das vagas.