A comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, reforçou a necessidade de abrir um novo concurso para a corporação e informou que a proposta é distribuir as oportunidades de forma regionalizada.
Segundo a comandante, a realização do certame ainda depende de autorização do governador Gladson Cameli.
Em coletiva recente, ela afirmou que há demanda para que as vagas sejam organizadas por regiões, de modo a facilitar a lotação de candidatos próximos aos municípios de interesse. A expectativa é de que a seleção priorize o cargo de soldado, com quantitativo a definir.
Comissão de estudos e reposição do efetivo
No ano passado, foi instituída uma comissão na Polícia Militar do Acre para elaborar estudos técnicos com foco na abertura do concurso para soldados, incluindo análises orçamentárias, logísticas e financeiras publicadas no Diário Oficial do Estado.
Apesar dos estudos, o processo não avançou ao longo de 2025 para etapas como contratação de banca ou publicação do edital.
A coronel Marta Renata destacou que a reposição é necessária, pois parte do efetivo vem ingressando na reserva. O quadro previsto para a corporação é de 4.500 policiais, mas o efetivo atual corresponde a pouco mais de 50% desse total.
Idade, escolaridade e outros requisitos previstos
Para o próximo concurso de soldado, deve valer a norma sancionada em 2022 que ampliou a idade máxima de 30 para 32 anos, contados na data da inscrição.
Quanto à formação, o último edital para soldado exigiu nível médio completo (ou médio/técnico). Também foram cobradas estaturas mínimas: 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.
Como foi a seleção anterior
O edital mais recente, de 2018, ofertou 1.250 vagas distribuídas por diversas áreas. As etapas de avaliação incluíram:
- prova objetiva;
- teste de aptidão física;
- avaliação psicológica;
- prova prática instrumental para Soldado Músico;
- exame toxicológico;
- investigação social.
Na prova objetiva, foram cobrados conhecimentos básicos e específicos. Os aprovados cumpriam regime de tempo integral com dedicação exclusiva.
Próximos passos
A corporação aguarda a autorização do governo estadual para dar sequência ao cronograma do novo concurso, incluindo definição de vagas, banca organizadora e publicação do edital.