Na última terça-feira, 13, foi publicada a portaria que autoriza um novo concurso do IBGE com 9.850 vagas temporárias. A autarquia informou que o edital será divulgado o mais rapidamente possível.
A autorização estabelece prazo de até seis meses para publicação do edital, o que levaria até fevereiro de 2026. No entanto, o IBGE sinaliza que pretende lançar o documento antes do limite.
Essa celeridade é viabilizada porque o processo para contratação da organizadora já está adiantado. No primeiro semestre, o órgão recebeu propostas de dez instituições e a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi habilitada, devendo assinar o contrato em breve. A formalização dependia da autorização do Ministério da Gestão e Inovação.
Concurso temporário será o maior da série histórica do IBGE
A direção do instituto comemorou o aval e destacou que esta seleção tende a ser a maior já realizada pelo órgão para contratações temporárias, reforçando equipes nas superintendências estaduais e em mais de 500 agências. Segundo a área de Recursos Humanos, os profissionais atuarão diretamente na coleta de dados que subsidiam políticas públicas em todo o país.
Vagas e cargos de nível médio
- Agente de Pesquisas e Mapeamento 8.480 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade 1.100 vagas
A expectativa é de um edital específico para cada função. Conforme o Estudo Técnico Preliminar (ETP), as oportunidades estarão distribuídas por 530 municípios.
Provas e formato de avaliação
Mesmo sendo contratações temporárias, os candidatos serão avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame terá 4 horas de duração e contará com 60 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas e apenas uma correta. O conteúdo programático ainda será divulgado.
Cronograma e outras seleções do IBGE
Inicialmente, o ETP previa o início das admissões em novembro. Com a autorização publicada mais tarde que o esperado, esse cronograma pode ser ajustado.
Em 2024, o IBGE também participou do Concurso Nacional Unificado, com quase 900 vagas efetivas, distribuídas em sete dos oito blocos temáticos. As remunerações iniciais variavam entre R$ 5.008,24 e R $11.233,67, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 1.000, e as convocações tiveram início em maio para os quatro cargos ofertados.