O governador de Alagoas, Paulo Dantas, adiantou detalhes sobre o que vem chamando de maior concurso do estado. Segundo ele, a seleção deverá reunir entre 8 mil e 9 mil vagas.
As informações foram citadas durante visita às obras da sede da Embrapa Alimentos e Territórios, realizada na terça-feira, 21 de outubro.
O anúncio oficial está previsto para a terça-feira, 28 de outubro, quando se celebra o Dia do Servidor Público. As oportunidades devem contemplar diversos órgãos, como Emater, Adeal, Arsal e DER.
De acordo com o governador, a seleção deve reforçar áreas estratégicas, como a agricultura familiar (via Emater), a defesa agropecuária (Adeal) e a regulação de transporte e serviços essenciais (Arsal).
Conforme divulgado pelo governo estadual, também há previsão de vagas na Segurança Pública, com oportunidades para as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.
Ainda não há definição se as vagas serão publicadas em edital único ou em editais separados, possibilidade que o estado avalia à semelhança de modelos recentes adotados em outras esferas, como o Concurso Nacional Unificado.
Pedidos de concursos já encaminhados
Recentemente, a Polícia Militar de Alagoas e a Polícia Civil de Alagoas enviaram pedidos de autorização para novas seleções. A PM solicitou 1.060 vagas, distribuídas entre soldados e cadetes. A PC pleiteou concurso para os cargos de agente e escrivão.
Com a adequação à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, é possível que o próximo edital da Polícia Civil adote a carreira de oficial investigador de polícia, que unifica os postos de agente e escrivão.
Para ingresso nessa carreira, deverá ser exigido nível superior (bacharelado) em qualquer área e CNH no mínimo categoria B.
Há expectativa de que os anúncios referentes às seleções da PM e da PC possam ocorrer no dia 28 de outubro.
Outro órgão com movimentação é o Detran AL, cujo edital é previsto para este mês de outubro. O processo está em análise desde 2021.