O concurso para a Guarda Municipal de Teresina (PI) ainda não tem previsão de lançamento. A seleção, que pode ofertar 300 vagas, permanece condicionada à disponibilidade orçamentária do município.
De acordo com o prefeito Silvio Mendes, a administração pretende abrir a seleção assim que houver recursos suficientes para ampliar o efetivo. A sinalização sobre a necessidade de orçamento ocorreu durante a posse do Conselho Municipal de Segurança, no dia 28.
Nos últimos dias, o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Wagner Torres, indicou a intenção de realizar a seleção em 2026, mas sem detalhar cronograma.
O efetivo atual é apontado como insuficiente para a demanda da capital. Hoje, a Guarda Civil Municipal de Teresina tem cerca de 307 agentes, número abaixo do parâmetro geralmente adotado de aproximadamente 0,2% da população para dimensionar o contingente.
As tratativas por um novo edital ocorrem desde o ano passado. À época, chegou-se a mencionar a possibilidade de publicação em 2025, o que não se concretizou.
Último concurso da Guarda de Teresina ocorreu em 2024
O edital mais recente, organizado pela Funatec, trouxe 100 vagas imediatas e 300 oportunidades em cadastro de reserva.
A carreira exigiu nível médio completo, com remuneração de R$ 2.115,82 e jornada semanal de 40 horas.
Etapas do edital de 2024
- Prova objetiva, redação e avaliação biopsicossocial (para PcD);
- Avaliações médica e odontológica, incluindo exame toxicológico;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Investigação social;
- Curso de Formação Profissional (CFP).
Conteúdos da prova objetiva
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Legislação Municipal: 10 questões;
- Noções de Direito Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental, Direitos Humanos, Legislação de Trânsito, Direito Processual Penal e Estatuto Geral das Guardas Municipais: 30 questões.
Redação
Texto dissertativo-argumentativo com mínimo de 15 e máximo de 25 linhas.